Santuário de Nossa Senhora da Atalaia

abertura_portas_atalaia

O Santuário de Nossa Senhora da Atalaia abriu a Porta Santa da Misericórdia no passado dia 13 de Dezembro. O Pe Miguel Aguiar, responsável pelo Santuário, presidiu à cerimónia que encheu o templo deste local de peregrinação.

Das quatro portas santas que existem na diocese de Setúbal esta foi a última ser aberta. Já passavam quinze minutos das 17h quando o sacerdote, em frente à porta do templo, leu o decreto de proclamação do Bispo de Setúbal, D. José Ornelas.

Depois abençoou a porta com os ritos para o efeito e abriu-a, entrando todos os presentes a cantar a ladainha dos Santos, seguindo-se depois a Missa.

Em dia do chamado Domingo de Alegria, o Pe Miguel Aguiar lembrou a importância de se viver este tempo de misericórdia em gáudio. «A beleza de tudo é por pura misericórdia, da qual tantas vezes abusamos», referiu, lembrando que é preciso também o arrepender-se para melhor a receber. No final da Eucaristia todos os presentes recitaram a oração do Ano Jubilar e cantou-se um hino mariano a Nossa Senhora da Atalaia, em tempos conhecida por Mãe da Misericórdia.

O sacerdote partilhou ainda que conseguiu junto da comunidade arranjar pessoas para que neste ano a Porta da igreja esteja sempre aberta, até para que todos possam usufruir da indulgência plenária que o Santuário mariano possibilita neste ano jubilar.

Bruno Máximo Leite