«Sejamos uma Igreja de portas abertas»

dia_diocese_setubal_2015

Dia da Diocese de Setúbal no início do Ano da Misericórdia

«Sejamos uma Igreja de portas abertas»

No dia 08 de dezembro, dia da Imaculada Conceição, e dia da Diocese de Setúbal, D. José Ornelas assinalou o início do Ano Jubilar da Misericórdia com a celebração da Eucaristia na Sé de Setúbal. Esta foi a primeira vez que o Bispo Diocesano presidiu na Catedral, após a sua ordenação episcopal.

O início do Ano Jubilar da Misericórdia, foi marcado, na Diocese de Setúbal, com a Eucaristia celebrada na Sé Catedral dedicada a Santa Maria da Graça. Na celebração, D. José Ornelas, que ali presidiu pela primeira vez depois da sua ordenação episcopal, lembrou que Maria, a Mãe de Jesus, é «obra da Misericórdia de Deus».

«Maria é o início da nova humanidade – assinalou – É Ela que recebe o Filho do Altíssimo, é Ela a serva do Senhor que aceita que a Palavra se faça na sua vida. Ela é a obra da Misericórdia de Deus, que recebe Jesus, para uma nova humanidade que precisava de ser recriada».

Ao iniciar-se o Ano Jubilar da Misericórdia, D. José Ornelas convidou a que as portas das Igrejas da diocese ficassem sempre abertas, mas pediu que cada um abra a porta do seu coração, para receber a Misericórdia de Deus.

«Essa é uma porta de Misericórdia que nunca se fecha – afirmou, sublinhando – Deus, apesar dos nossos pecados e limites, nunca nos fecha a porta. Sejamos também nós uma Igreja de portas abertas para a misericórdia, para um caminho que conduz à misericórdia, para ir à procura dos que estão perdidos, para que aqui dentro se viva uma comunidade de misericórdia».

Acolher a Misericórdia de Deus

No final, D. José Ornelas pediu a cada um dos sacerdotes ali presentes que levasse as saudações do Bispo às suas comunidades: «Queiram levar as saudações do Bispo aos vossos paroquianos. Que no próximo domingo, a abertura da porta santa sejam o início de um caminho onde entramos para acolher a Misericórdia de Deus e transformar o nosso coração, e o tratamento que temos uns com os outros. Que a Virgem Maria seja nossa Mãe, modelo, nos acompanhe, e cure as nossas feridas, para curarmos as feridas dos outros».

As Portas Santas da Sé e dos três santuários da Diocese (Atalaia, Cabo Espichel e Cristo Rei), serão abertas já neste domingo, dia 13 de fevereiro. Ao mesmo tempo, nas Paróquias, o Bispo Diocesano convida à abertura da «Porta da Misericórdia» para que, de forma simbólica, se assinale em cada comunidade, o início do ano jubilar.